Como lidar com um irmão financeiramente irresponsável que irá receber uma pequena fortuna de herança?
O meu irmão mais velho é uma nódoa em termos financeiros, do pior que possam imaginar, completamente irresponsável em termos de dinheiro e "chulo" (está-me sempre a pedir dinheiro, eu tenho 40 anos e ele tem 48) e nunca, nunca paga de volta. Fora as dívidas ao fisco, luz, condomínio, passe, exames médicos que eu lhe pago frequentemente. Posso cortar e por vezes não lhe pago nada, mas já acabou a dormir nas galerias da Gare do Oriente por uma semana porque foi expulso do quarto onde estava, e tal fez-me sentir psicologicamente super mal, porque além de ser meu irmão, tenho alguma folga financeira para o ajudar.
Chegou a receber o RSI, mas a Segurança Social ficou 3 meses sem dar lhe nada, e depois recebeu 3 mensalidades de uma vez (~800€) que gastou tudo em 3 dias. Felizmente que agora trabalha e tem algum rendimento (SMN) o que lhe permite sobreviver, mas não deixa de me pedir dinheiro constantemente. A sorte é que também não tem vícios, nem drogas, tabaco, alcool, nem sequer café, mas gasta tudo em frivolidades e coisas completamente superflúas.
Os meus pais habitam numa casa em Lisboa (vale cerca de €600k) e quando falecerem (espero dentro de muitos anos) ele terá direito à parte dele, o que eu temo (terror mesmo) é imaginar tantos milhares de euros nas mãos dele, que ele vai queimar em poucos meses, além de deixar de trabalhar.
A minha pergunta é se é possível haver qualquer tipo de acordo (claro que teria que ser com a sua concordância) para que esse valor seja colocado num fundo em que ele receba uma mensalidade para a vida em vez do dinheiro todo de uma vez? Eu amo-o, não lhe quero tirar um cêntimo daquilo que tem direito, quero apenas que ele tenha rendimentos para o resto da sua vida, e que não acabe na miséria novamente um ano após a herança. É importante também que o acordo seja irreversível, ou seja, ele não poderá chegar ao fundo passado um ano e pedir todo o dinheiro que lá está guardado.
Muito obrigado de antemão por qualquer dica ou ajuda que possam fornecer.